Notícias

Cefaleia Pós Raqui

09/01/2019

A cefaleia pós raqui ou cefaleia pós raquianestesia ocorre em alguns casos após procedimentos cirúrgicos realizados sob efeito de “Anestesia Raqui”, devido à baixa da pressão interna do crânio, ocasionando dor de cabeça intensa.

Muitas pessoas acreditam ter adquirido o problema de dores de cabeça e enxaqueca forte após a realização de alguma cirurgia, porém a dor da cefaleia pós raqui é totalmente diferente das comuns dores de cabeça que o ser humano sofre ao longo de toda sua vida. A grande diferença pode ser comprovada na postura, pois a cefaleia pós raqui desaparece completamente assim que a pessoa se deita, e volta instantaneamente assim que senta ou levanta, diferente das dores de cabeça convencionais que mesmo deitada continuam latentes. A dor costuma “apontar” na parte da frente da cabeça e na parte de traz como uma forte pressão.

Após a finalização da cirurgia alguns cuidados são recomendados justamente para diminuir os riscos da cefaleia pós raqui ou até mesmo para que não surjam outros desconfortos e complicações. O próprio médico solicitará que não tente se levantar ou movimentar e levantar a cabeça por algumas horas, o paciente ficará em recuperação sendo observado até que a anestesia comece a passar o seu efeito e sua sensibilidade comece a voltar. 


Caso ocorra a cefaleia após o procedimento cirúrgico, o paciente deve relatar ao médico, para que seja avaliado e tomado a conduta necessária para sessar a dor. 

Seguir todos os cuidados e manter o repouso adequado é essencial para que não surja o sintoma Seguir todos os cuidados e manter o repouso adequado é essencial para que não surja o sintoma.


Dr. Eduardo M. Otani - Hospital Santa Maria de Goioerê - Fone: (44) 3522-1144.

Secondata