13/08/2020 / Fonte: Dr. Eduardo M. Otani

Colecistectomia

Cirurgia para retirar a vesícula biliar

Nome dado a cirurgia feita para retirar a vesícula biliar, devido a possíveis complicações como: pedras, colecistite aguda ( inflamação da vesícula biliar ), câncer de vesícula e outras doenças.

È realizada quando há um diagnóstico feito através de exames específicos de ultrassonografia ou exames com imagens, onde o médico irá fazer uma análise do resultado.
A Colecistectomia pode ser realizada por laparotomia (cirurgia com corte  abdominal, que na maioria dos casos dá para ser feito com anestesia intrarraquídea), ou por laparoscopia ( colocação de mini-câmera e pinças especiais no interior do abdome através de pequenos orifícios, sempre com anestesia geral ) . O procedimento, qualquer que seja o escolhido, é realizado em centro cirúrgico com o paciente sob anestesia, recomendado um pré operatório de 8 a 12hrs de jejum.
 

No pós operatório você deverá seguir as recomendações médicas de repouso e dieta, porém normalmente são seguidos esses fatores: Repouso absoluto nos 2 primeiros dias, depois pequenas caminhadas e atividade sem esforço, dirigir e fazer exercícios leves após 07 dias, quando a cirurgia for por laparoscopia (com corte) , acrescenta-se alguns dias mais . Com a retirada da vesícula o trânsito intestinal fica um pouco mais rápido e a pessoa perceber que o intestino está funcionando  mais do que antes . 


Entretanto, cada caso pode variar, por isso é importante seguir as orientações do médico.

Secondata web sistemas