Notícias

Como cuidar de um paciente com Alzheimer

30/07/2014

1-Cuidado para não deixar a casa com “cara de hospital”. Procure manter o ambiente leve e agradável.

2-Feche as cortinas ao entardecer. Na fase moderada da doença pode surgir um sintoma conhecido por “efeito sundown”, no qual o doente sente-se agitado e depressivo ao cair da tarde.

3-Retire os espelhos do quarto de dormir porque pacientes com Alzheimer geralmente não se reconhecem no espelho e assustam se com o “desconhecido” que aparece de repente.

4-Separe as roupas para o dia seguinte. Isso facilita muito quem, em certas fases, perde a noção de como se vestir.

5-A comida muito colorida pode confundir. Preste atenção nisso na hora de compor o prato que vai à mesa.

6-Elimine móveis com pontas ou de vidro e instale um corrimão nas escadas e no chuveiro para dar maior conforto e segurança.

7-Não tire todo o dinheiro e a dignidade do doente. Reserve uma pequena quantia para que ele ainda possa sentir-se autossuficiente.

8-Providencie uma pulseira com uma plaquinha de identificação. Com o avanço dos sintomas a pessoa pode não conseguir mais voltar para casa.

9-Nas fases mais adiantadas, convém criar um instrumento legal para proteger o doente impedindo que pessoas não idôneas se apropriem do que é dele. Esse tipo de documento impede que o idoso seja punido, por exemplo, quando sai de uma loja esquecendo-se de pagar. 

Dr. Eduardo M. Otani - Hospital Santa Maria de Goioerê - Fone: (44) 3522-1144.

Secondata