Notícias

Alergias após exercício?

13/10/2017

Já ouviu falar em alergia ao aumento de temperatura corporal? Existe um tipo de urticária chamada colinérgica, que ocorre nesse tipo de situação. Ela é classificada dentro do sub-grupo das urticárias físicas, em que os pacientes desenvolvem lesões secundárias a estímulos ambientais: exercício, frio, calor, pressão, luz solar e vibração.
Por que os exercícios podem provocar o problema?
credita-se que após o exercício há um estímulo do sistema nervoso central, que leva a liberação de acetilcolina pelas fibras nervosas periféricas. A acetilcolina parece ter um papel fundamental no desenvolvimento da urticária colinérgica. Provoca a liberação de mediadores mastocitários. A histamina parece ter um papel secundário na gênese da urticária colinérgica. Outros mediadores são citados como serotonina, bradicinina e fatores quimiotáticos para eosinófilos.
Mas a urticária colinérgica deve ser diferenciada da urticária / anafilaxia induzida pelo exercício, a qual não é desencadeada por aquecimento passivo (banho quente) e é associada com frequência a sintomas sistêmicos.

Dr. Eduardo M. Otani - Hospital Santa Maria de Goioerê - Fone: (44) 3522-1144.

Secondata