Notícias

Cuidados com as pálpebras e cílios

21/09/2017

As pálpebras e cílios protegem os nossos olhos. É um mecanismo automático: fechamos os olhos como reflexo quando passamos por situações de vento forte, raios solares ou poeira. Além disso, a pálpebra também tem a função de umidificar os olhos. Os cílios mandam para longe qualquer partícula que se aproxima dos olhos.
Todas as doenças de pele se manifestam na pálpebra também. O terçol, por exemplo, é uma inflamação na glândula da pálpebra. Parece uma espinha e é causado por uma bactéria. Pessoas que têm acne frequentemente têm terçol. Quando piora uma crise de acne, o terçol pode aparecer.
Outra inflamação na parte externa da pálpebra é a blefarite. É quando uma pessoa fica com um monte de casquinha perto dos cílios. É comum principalmente em pessoas que ingerem uma quantidade muito grande chocolate, nozes, castanha e amendoim. Isso aumenta a produção de secreção.
Muitas infecções na pálpebra podem ser evitadas. Como? Não coçando os olhos, não compartilhando colírio e nem maquiagem, para diminuir o risco de contágio. Também é muito importante retirar a maquiagem antes de dormir.

Dr. Eduardo M. Otani - Hospital Santa Maria de Goioerê - Fone: (44) 3522-1144.

Secondata