Notícias

Hemorroidas: Prevenção!!!

18/10/2016

Como a prisão de ventre e o esforço para evacuar estão entre as principais causas de hemorroidas nas pessoas geneticamente predispostas, veja como é possível evitá-las adotando algumas mudanças simples no estilo de vida.
Primeira: Dê preferência aos alimentos ricos em fibras (frutas, verduras, grãos integrais, aveia, iogurte, nozes e castanhas) e beba bastante líquido, porque ajudam a amolecer as fezes e facilitam a evacuação. Evite substâncias irritantes, como pimenta e álcool, especialmente durante as crises. Ao contrário do que dizem, elas não são causa da doença, mas agravam os sintomas.
Segunda: Atenda prontamente a vontade de evacuar. Caso contrário, as fezes podem ressecar no segmento final do intestino grosso. Assim que terminar, em vez de usar papel higiênico, o melhor é cuidar da higiene local com água morna. O atrito do papel higiênico irrita a mucosa e pode provocar fissuras que facilitam a contaminação por micro-organismos. Se não tiver outra opção, umedeça o papel higiênico antes de utilizar. Use roupas intimas de algodâo
Terceira: Lembre que banheiro não é sala de leitura nem lugar para meditação. Permanecer sentado no vaso por muito tempo aumenta a pressão sobre as veias do ânus e pode agravar a doença hemorroidária. Se o intestino não funcionou, ande um pouco e tente mais tarde.
Quarta: Pratique exercícios físicos com regularidade, mesmo que esteja grávida. Eles são importantes na luta contra o “intestino preso”, pois ajudam a diminuir a pressão sobre as veias do plexo hemorroidário e a controlar o peso, haja vista que obesidade e gravidez são fatores de risco para o aparecimento das hemorroidas.

Dr. Eduardo M. Otani - Hospital Santa Maria de Goioerê - Fone: (44) 3522-1144.

Secondata