Notícias

Outubro Rosa: Como surgiu?

07/10/2015

  Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade .

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, também começaram comemorar ações voltadas a prevenção do câncer de mama. Logo após foram surgindo  ideias de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc.

No Brasil a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.  Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres juntamente  com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos!

Dr. Eduardo M. Otani - Hospital Santa Maria de Goioerê - Fone: (44) 3522-1144.

Secondata